Postagem em destaque

O Blog do Tio Thiago mudou!

O Blog do Tio Thiago mudou!  Acesse: www.thiagopediatra.com.br

domingo, 11 de janeiro de 2009

Dor na nuca... Meningite?


Que tal falarmos sobre dor na nuca?
Pais se desesperam quando a criançada está com febre e de repente... “pai estou com dor na nuca!”. A primeira coisa que passa pela cabeça é... Meningite! Certo?!

A queixa de nucalgia (dor na nuca) é muito frenquente (agora sem trema!!) no plantão de pediatria. Muitos problemas de saúde são acompanhados de dor na nuca. Desde um torcicolo resultante de uma noite mal dormida até a temida meningite.

Geralmente, a dor na nuca é apenas mais um sintoma que acompanha a febre, resultando num mal estar da criança. Como é isso? Imagina você com aquela gripe! O corpo fica “mole”, dá uma sensação de peso nos ombros e o pescoço dói. Neste caso, a dor na nuca é inofensiva, sendo apenas mais um sintoma da infecção viral (ou virose, como você já aprendeu aqui no blog!).

A nuca também dói quando a criança não dorme bem, devido ao mau posicionamento do pescoço, ou quando dá um “mal jeito”, num movimento brusco. Nesta situação, a nucalgia pode ser chamada de torcicolo, pois é acompanhada do enrijecimento dos músculos do pescoço.

Agora, se a criança está apresentando dor na nuca, acompanhada de febre alta, mal estar geral, sonolência e pequenas manchas no corpo, a atenção deve ser redobrada, pois podemos estar frente a um caso de meningite! Aliás... você sabe o que é meningite?!

Meningite é uma inflamação (por isso termina em “ite”) da meninge. Mas o que é meninge tio?! Meninge é a “capa” que envolve o sistema nervoso central, desde o cérebro até o finalzinho da medula (dentro da coluna vertebral). Então imaginem... se há uma inflamação desta “capa”, quando a gente tenta encostar o queixo no peito, a meninge é “esticada” dentro da coluna, causando uma dor intensa na região do pescoço, impossibilitando esse movimento. Por isso, durante o exame, o pediatra coloca sua mão sob a cabeça da criança e faz um movimento como se o pequeno estivesse fazendo sinal de “sim” com a cabeça. Se a meninge estiver inflamada, este movimento será difícil de ser realizado.
É claro que o médico é quem está capacitado para fazer esse diagnóstico e interpretar este sinal, certo?! Não venham me dizendo no consultório que o filho está com meningite antes de ser avaliado, ok?! Se não eu paro de escrever o blog! Hehehe

Além deste sinal, a meningite pode ser acompanhada de vômitos, e manchas no corpo. Estas manchas podem ser arroxeadas (como se fossem pequenas batidas) ou pontos avermelhados (famosas “petáquias). Nesse caso, a criança merece tratamento imediato, para evitar as possíveis complicações.

Bem... acho que já escrevi demais. Meu pescoço já está doendo. Será que é meningite?! Não estou com febre, nem tem mancha no meu corpo... acho que é só um torcicolo mesmo! Hehehe... Abraços.

57 comentários:

Xande disse...

Pode ser tb PRESSÃO ALTA!!! Vc esqueceu de comentar esse detalhe tio... E ah eu ja tive meningite quando era pequeno!!! :D

Thiago Demathé disse...

hehehe... nas crianças, pressão alta dificilmente vem acompanhada de nucalgia. Geralmente a hipertensão é silenciosa, sem muitos sintomas.

Alissa disse...

Dr. Thiago

Vc está de parabéns pelo blog! Além de clean, os tópicos sao muito bem explicados e com uma linguagem de fácil entendimento. Se eu puder ajudar com algum material, por favor, nao esqueça de pedir!

Um beijo
Alissa Bub Cabral
EMS Sigma Pharma

Gi disse...

Oi!
Parabéns pelo blog!
Está muito informativo e divertido!
Beijo!

Ana Paula disse...

Seu blog é muito interesssante. Parabéns!!

rochaquente disse...

minha filha esta com dor na nuca a algum tempo as vezes sente enjoo mas ela tem problema de estomago ñ é muito de vomitar mas estou preocupada obrigada por estas explicações sobre menigite vou leva-la ao médico.

Anônimo disse...

milha filha esta com febre alta, dor na nuca e dor na barriga, pode ser meningite?

Vera disse...

OI dr. Thiago
Precisamos de um pediatra para o programa FALANDO - TVCOM, na segunda.
Tentamos seu celular, mas nao conseguimos.
Você pode? É as 17h!
bjs
Vera e naia
3216-2816 / 8405-3040

debora disse...

ola doutor eu sou a debora estou com muita dor na nuca nao e pressao pois ela e normal mas estou tonta dor de cabeça forte com ansia de vomito nao consigo meicher meu pescoço ja fiz exame de sangue nao deu nada eletroenfacelograma nao deu nada e tenho que fazer uma cirurgia do nariz desvio de septo mas nao poço pois estou sentindo muita dor de cabeça e na nuca nao consigo nem fica muito sentada em pe deitada nem um jeito melhora a dor estou tomando ampicilina mas a dor ainda continua

Anônimo disse...

sinto dor na nuca e uma dor suportavel mais encomoda muito; sinto sempre estou preocupada sera que tem relacao com o meu estomago

Minny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ola...
eu tive meningite aos 20 anos,tive 21 dias internada no hospital a tomar medicação intravenosa...nao gostava de passar pelo mesmo,mas fiquei com uma duvida...será que posso ganhar meningite outra vez?
É que existe doenças que só se tem uma vez e eu gostava de saber se a meningite se pode ter mais que uma vez.

Usuale disse...

Boa noite Dr. Thiago!

Sou a mãe do Enzo que esteve em uma noite de domingo na clínica Dr. Cecim e meu filho foi diagnosticado com Diabete tipo 1. O sr nos encaminhou para o hospital infantil onde o Enzo ficou internado!

Hoje ele está bem, tomando as insulinas e com uma dieta disciplinada. Graças toda a equipe do hospital infantil e ao Sr. que diagnosticou o que meu filho tinha e por ter nos encaminhado ao hospital infantil onde por sinal fomos muito bem atendidos, pois ele já havia passado por dois médicos e ambos não conseguiram dizer o que o Enzo tinha!

Muito obrigada por sua atenção!

Priscilla L Garcia

Carnet du voyage 2008 disse...

Toda meningite é acompanhada por febre alta? Existe esceção ou a febre está sempre vinculada?

Carnet du voyage 2008 disse...

exceção, desculpe...

Thiago Demathé disse...

Vou responder às dúvidas em um novo post, ok?! Achei as dúvidas muito bacanas... mais pessoas devem ler.
Um abraço do Tio.

Paty disse...

Meu filho entrou em casa no meio da tarde depois de brincar muito c/ agua e disse: Não consigo fazer o para casa, tô c/ dor na nuca.
Vim p/ net ver a que se deve uma dor na nuca e encontrei esse Blog maneiro! Adorei! Parabéns!

Patricia disse...

Já estava entrando em desespero,pois meu bebê cardiopata grave, apresenta febre e dor na nuca. Pensei em menigite imediatamente. Após ler este post, fiquei mais tranquila. Vou acompanhar os sintomas e levá-lo ao pediatra se não melhorar. Obrigada! Adorei o blog! Patricia

Thiago Demathé disse...

Fico um pouco preocupado com informações soltas que os pais encontram na internet. Acho imporatante que conheçam as possibilidades. Dor na nuca nem sempre é meningite! Que bom que vocês entenderam o meu recado!

Ana Paula disse...

Bom dia tudo bem?

Minha sobrinha tem 6 anos e pegou uma forte gripe, esta se queixando de dor na nuca, dores na barriga(Dores musculares sabe?) e esta com 37.7 de febre, minha irmã levou ela no medico e o mesmo disse q é normal, gostaria de saber se realmente é normal mesmo de uma gripe forte vim acomp. De dores na nuca? Estou muitooo preocupada...

Obrigada pela atenção

Abraços!!!!

No aguardo da sua resposta!!!

Thiago Demathé disse...

Olá Ana Paula!
Estes sintomas são compatíveis sim com um quadro de gripe, porém, toda criança com febre e dor na nuca ou dor de cabeça deve ser reavaliada até que os sintomas desapareçam. Se o médico não identificou nada de mais grave, acredito que realmente estes sintomas estejam relacionados com o quadro de gripe. Um abraço.

Luciana Pereira disse...

Olá, parabéns pelo blog excelente!

Meu filho de 3 anos, tem broncopneumonia em novembro/09. Tem 3 semanas que fica variando entre febre e estado febril 3 vezes na semana. Normalmente começa na madrugada de sábado para domingo e fica até quarta, aí melhora. Sendo que melhora durante o dia e piora final da tarde e madrugada. Dou novalgina e ele melhora. Hoje ele acordou 5 da manhã chorando muito dizneo sentir dor na nuca e dor de cabebeça e dor na coluna e com febre de 38.4. Administrei novalgina e ele já está sem febre. Levei na sexata à pediatra e ela receitou novalgina, se tiver febre, fluimicil para a tosse, consulta com otorrino e rinossoro gotas. Mas não havia a dor na nuca. Devo levá-lo À emergencia mesmo já estando sem febre?
Estou muito preocupada. Será que é virose ou bactéria, Pode ser meningite bacteriana?
Luciana

Thiago Demathé disse...

Olá Luciana, boa noite!
Se o seu filho não está mais com febre, provavelmente não se trata de uma meningite. Esta doença, quando ocasionada por bactéria (forma mais grave) tem uma evolução muito rápida (24-48h). Não se manifesta com quadros arrastados de 3 semanas. Mesmo assim, temos que ficar atentos e continuar avaliando seu filho até que os sintomas desapareçam. A pediatra deve ter pensado em sinusite (por isso mandou ao otorrino), a qual pode se manifestar com um quadro enrolado, e febre intermitente. Acredito que o caminho seja esse mesmo. Com relação à dor de cabeça e na nuca, uma infeção por vírus pode justificar o quadro. Sem avaliá-lo fica difícil falar mais alguma coisa, ok!? Um abraço e boa sorte no tratamento de seu pequeno.

vanessapsc disse...

Oi Amigo! Aqui é a Vanessa Pacheco, da Zimba!
Estou passando pra dizer que ameeeeii a história do Jaleco Branco! rsrsrs
Fiquei com peninha de você, mas vim até aqui para ser solidária e parceira! Eu também ODEIOOO este tal jaleco, não uso no meu consultório e ponto final! A diferença no contato com nossos pequenos é gritante, né??
Adoro vc e torço sempre por seu sucesso!
Saudades!
NESSA

Quele disse...

Toda meningite é acompanhada por febre alta? Existe exceção ou a febre está sempre vinculada?

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Thiago! Acabei de encontrar seu bog (via google)e achei muito bom mesmo.
Aproveitando, tenho uma dúvida: Meu filho tem 4 anos e na segunda-feira tive que ir buscá-lo na escolinha porque ele estava chorando com dor de cabeça. Aí em casa vi que ele estava com 39 de febre. Mas quando eu ia dar o remédio de febre (Alivium), ele vomitou. Esperei um pouco e dei o remédio. Depois a febre baixou muito pouco, 38,6. Levei meu filho na emergência do Hospital Pequeno Príncipe (aqui em Curitiba)e a pediatra que atendeu disse que a garganta está bem inchada, mas receitou além do Alivium, Novalgina pra se a febre for maior que 38,5 e também Tylenol pra intercalar com o Alivium se a febre demorar pra baixar. Só que eu perguntei, e pra garganta a senhora não vai receitar nada? E ela me disse que o Alivium é antinflamatório também. Tudo bem, mas meu menino continua reclamando de dor de garganta (ele chora) a febre volta a noite, e ontem ele estava reclamando de dor na nuca. Agora não sei se é mal jeito, mas estou querendo levá-lo de novo ao pediatra. O que você me sugere?
Aguardo anciosa pela sua resposta. Obrigada e parabéns pelo blog, vou sempre acompanhar!
Ereyze, Curitiba-Pr.

Thiago Demathé disse...

Olá Ereyze, boa tarde!

Então... vamos lá... se a garganta está vermelha e a médica não receitou antibiótico, provavelmente seu filho apresenta uma infecção por vírus (faringite viral), que cursa com dor de garganta, febre, mal estar, dor de cabeça e redução do apetite. Estes sintomas duram 3 a 4 dias e se resolvem espontaneamente. Ops, espontaneamente não... o organismo dá um duro danado pra matar o vírus e mandá-lo embora! Como são vírus, não há necessidade de antibiótico, já que este tipo de medicamento é utilizado para infecção causada por bactérias. Um alerta! Alivium, Novalgina e Tylenol são todos antitérmicos. O Alivium tem uma ação antinflamatória também. Então, nada de dar Alivium junto com Novalgina ou Tylenol, ok?! Corremos o risco de fazer uma hipotermia. Assim, se for necessário utilizar a medicação com intervalo menor que 6 horas devido febre ou dor, temos que intercalá-las, e NUNCA oferecê-las ao mesmo tempo.

Na meningite, além de dor na nuca, surgem outros sintomas como manchas na pele, alteração da consciência (sonolência excessiva, confusão mental) e a febre geralmente é alta e persistente. Costumo dizer que, enquanto há febre ou dúvida, o pediatra deve ser consultado. Então... bora levar a criança novamente para uma reavaliação, ok?!

Um abraço
Thiago.

Thiago Demathé disse...

Ops!! Vanessa, valeu pela visita no Blog!! Fica o convite para escrever algo por aqui, ok?!

Com relação à duvida da Quele... na medicina nunca podemos falar que em TODOS OS CASOS há um mesmo padrão. Então... NA MAIORIA DOS CASOS de meningite bacteriana (que é aquela que apavora a todos), há febre alta sim. Meningites causadas por vírus, fungos e até por doenças não infecciosas (como tumores etc), a febre pode ser baixa ou até mesmo ausente.

Abraço do tio!

Anônimo disse...

Obrigada Dr. Thiago!
Vou levar meu menino ao pediatra de novo, então.
Agora estarei sempre acompanhando seu blog.
E tirar minhas dúvidas quando tiver, posso?
Afinal eu tenho duas crianças de 4 anos e 1 ano e 3 meses. Ah... e eles odeiam jaleco branco kkkkkkk...
Quando for abrir um consultório em Curitiba, por favor, me avise!
Ereyze.

Anônimo disse...

MEU NETO ESTAVA FEBRIL QUANDO SAIU COMIGO, DEI UM LANCHE PARA ELE SUCO+SALGADO E ELE QUANDO ESTAVA ACABANDO DE COMER, SENTOU-SE CANSADO.EM SEGUIDA CHAMEI POR ELE E ELE ESTAVA ESTATICO, COM OS LABIOS ROXOS, JOGUEI AGUA NELE E ELE NÃO SE MEXEU. DEI UNS TAPAS NO ROSTO DELE E ELE VOLTOU A SI, POREM ESTAVA ENRIJECIDO E AS PERNAS FICARAM NA POSIÇÃO EM QUE ELE FOI POSTO NO CARRO, SEM ABAIXAR, ABAIXEI COM AS MAOS. LEVEI AO HOSPITAL ELE CHEGOU COM 39 DE FEBRE,O MEDICO FEZ OS EXAMES DE NUCA, RADIOG PULMÃO, HEMOGRAMA COM ALTERAÇÃO NO BASTONETES E SEGMENTADOS E MESMO ASSIM DEU ALTA PARA ELE DEPOIS DE DAR DIPIRONA E A FEBRE ABAIXAR. É NORMAL UM FEBRE CAUSAR ESTE SINTOMA DE ENRIJECIMENTO ? OBRIGADO POR HORA... ELIANA

Anônimo disse...

valeu muito passar aqui,obrigada pelas informações.

ilma disse...

meu filho tem seis anos, tem umas três semanas q ele vem reclamando de dores no pescoço,reclama como se tivesse sentindo muito dor isso é frequente e logo em seguinte que as reclamções de dor vem o vômito ai ele vômita tudo q tem na barriga, três dias atras ele passou a noite no hospital, tomando soro e remedios para controlar a dor e a febre... estou ficando muito preocupada, me dê uma dica do q posso fazer q especialista procurar o q devo fazer... muito obrigado

Anônimo disse...

Doutor quando a CRIANÇA TROCAS OS DENTINHOS DÁ FEBRE E DOR NA NUCA?
mEU FILHO ESTÁ TROCANDO DENTES, ESTÁ COM FEBRE DE 38 E RECLAMANDO DE DOR NA NUCA. sERÁ OS DENTINHOS QUE ESTÃO PROVOCANDO ISSO?
CLÁUDIO FLORES / VARGINHA MG

Thiago Demathé disse...

Olá Cláudio! Bom dia!
Não há relatos na literatura sobre dor na nunca associada a erupção dos dentes. Os sintomas mais comuns são: irritabilidade, salivação aumentada, febre, diarréia, inflamação na gengiva, redução do apetite, lesões de pele, tosse e vômitos. Talvez seu filho tenha apresentado um quadro de infecção viral associada ao processo, ou simplesmente tenha sentido um mal estar em função da própria febre.
Agradeço seu comentário no blog!
Um abraço! Thiago.

Anônimo disse...

Dr. Thiago,
fenomenal o seu blog. Meu filho de 2 anos e meio está com o tal quadro desde hoje de madrugada. Febre e dor na nuca. A escovação dos dentes foi um parto. Abaixar a cabeça para enxaguar a boquinha.. aos berros e prantos.. (o que não é nada normal, ao contrário). Como a febre não cessa apesar da novalgina, levaremos a um pronto atendimento esta tarde. De tudo o que li aqui no seu blog, fiquei com uma curiosidade: crianças de 2 anos e meio têm torcicolo? Falo isso porque o meu filho parece feito de elástico. Dorme nas posições mais esdrúxulas e nunca reclamou disso...
Mais uma vez, parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Dr Tiago

meu filho tem 6 anos e sempre qdo reclama de dor na barriga tem febre alta, sua barriga fica enorme, estes sintomas smpre vem acompanhados de vomitos, algum tempo atrás foi diagnosticado em exame que estava com lombriga, foi medicado e melhorou, qual a probabilidade de ser nova/e e o que posso fazer para combater definitivamente esse mal que cerca meu filho.
Obrigada e parabéns..

Anônimo disse...

Dr Tiago
Preciso da sua ajuda , pois o meu filho tem 6 anos , tem bronquite asmatica , levei ele no medico porque estava com febre alta (40.2) e falta de ar , o medico falou que estava com uma infeccao nos pulmoes receitou antibiotico que esta a tomar ha 3 dias , mas a febre nao baixa e agora ele nao dorme e queixa se muito de dores de cabeca ,o que faco , estou muito preocupada ...

Thiago Demathé disse...

Acho um pouco complicado resolver este tipo de dúvida pelo blog, já que é ncessário avaliação da criança. De qualquer forma, sempre que a criança estiver tomando um antibiótico há 72 horas e a febre ainda persistir, deve-se reavaliá-la e considerar a troca de antibiótico, de acordo com o exame físico. Sugiro, também, que esta reavaliação seja feita pelo mesmo médico, pois, como ele viu a criança anteriormente, terá melhores condições de avaliar a evolução do processo.

Anônimo disse...

Dr.THIAGO, MEU FILHO DE 6 ANOS ESTÁ COM FEBRE QUE ÑÃO ABAIXA DE ( 39.5),RECLAMA DE DOR DE CABEÇA,NA BARRIGA,E GARGANTA ,LEVEI AO MÉDICO E ELE PASSOU CEFALEXCINA E TILENOL INTERCALADO DE 3 EM 3 COM ALIVIUM,MAS A FEBRE NÃO SEDE. O QUE PODE SER?TIROU RX DO PULMÃO E DEU UM POUCO DE CATARRO NO PEITO NÃO SEI O QUE FAZER. ME AJUDE OBRIGADA.

Thiago Demathé disse...

Olá! A história que você me conta é compatível com infecção de garganta mesmo... nas faringites (infecção de garganta) e amigdalites (infecção nas amigdalas), a febre pode ser alta nos primeiros dias e começar a baixar após o uso de antibiótico. É frequente ter dor de cabeça e barriga associados ao quadro de infecção. Não acredito que seja meningite, já que o médico que avaliou não suspeitou dessa possibilidade. Acho que você deve manter o tratamento indicado e, se a febre persistir por 72 horas, leve-o novamente ao médico que para que seja reavaliado. Às vezes é necessário trocar o antibiótico. Fique alerta para sinais de possível complicação com queda do estado geral e pintas no corpo.

Um abraço! Thiago.

Juliana disse...

Boa noite Dr. Thiago,

Meu filho tem 4 anos e faz três dias que reclama de dor de barriga, ele está bem gripado e por coincidência ele tomou duas vacinas ( tetravalente e a triplici viral) e apresentou reação( febre de 39 graus) passando a febre ele continua reclamando de dor de barriga, geralmente a noite a dor aparece ser mais forte, será que isso tem haver com vermes, ou o fato dele tomar suco muito de pacotinho ou é só gripe?

Bloguinho da Nat e do Davi disse...

olá dr Thiago! Parabéns pelo blog! Eu gosto sempre de consultar a internet antes de levar meu filho ao médico, pois nem todos nos explicam com paciência os sintomas das crianças, e muitas vezes chegam até a dar informações erradas. Fiquei muito satisfeita com a qualidade e a clareza das informações aqui postadas e com certeza esse blog já vai para os Meus Favoritos!

Anônimo disse...

olá Dr.Thiago, minha filha de 4 anos reclamou de dor de cabeça e em seguidaa apresentou febre de 39,1, levei no hospital mas nao tinha pediatra, mediquei em casa com paracetamol e antiflamatorio, a dor e febre passou no mesmo dia. mas mesmo assim fiquei preocupada, pois me disserão que pode ser meningite. A essa possibilidade? quando é meningite , quanto tempo dura a febre e dor?
fico no aguardo de sua resposta,

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Thiago,
meu filhinho de 3 anos começou com febre, levei no médico e foi medicado com amoxicilina e antitérmico, pois a pediatra disse qua a garganta estava vermelha e a respiração pesada, após uma semana a febre voltou com 39.8 e dor na nuca, fiquei apavorada levei novamente no pediatra e fez hemograma onde os bastonetes estão em 16% (quadro de infecção) , a pediatra "acha" que ele esta com sinusite, agora foi medicado com amoxicila e clavulanato de potássio, inalação, antialérgico e antitérmico, estou preocupada pq ele começou com esta nova medicação na sexta feira e hj segunda esta reclamando de dor na nuca e barriga e quase não come nada. Muito obrigada pela atenção. abraços . Betânia

Anônimo disse...

Boa noite! Minha filha tem 5 anos no dia 29 de maio ela reclamou de dor na nuca ela estava bricando não estáva com gripe ou nada parecido, tomou dipirona e a dor passou, hoje dia 16 de junho ela reclamou de dor na nuca ela estáva bem, bricando do nada a cabeça começou a doe na nuca dei denovo dipirona e dor passau mas estou muito preoculpada por favor me ajuda.

Anônimo disse...

olá boa tarde, tenho 27 anos e há 20 dias estou tendo muita dor na nuca, e sentindo muita sonolencia, e ontem a dor estava muito forte e meu olho direito estava com uma mancha vermelha perto da iris,me falaram que podia ser pressao, mas minha pressao sempre foi baixa, na semana passada estava com muita dor no trabalho e fui ate uma farmacia medir minha pressao e estava 9x10, fiquei um pouco preocupada nao sei direito o que pode ser, por favor dr. me ajude.
grata pela atenção.Mary

Anônimo disse...

Boa Noite!
Uma pessoa adulta com dores na nuca(que já vem acontecendo a algum tempo), coriza, um pouco de fadiga, pode estar com meningite?

SILVIA LP disse...

DOUTOR TIAGO !BOA TARDE!TENHO UMA PREOCUPACAO ,MINHA FILHA DE 4 ANOS TEM DORES ESPORADICOS NA NUCA DESDE QUE TINHA 2 ANOS ,ESTOU MUITO PREOCUPADA ELA TAMBEM TEM OTITES DESDE 1 ANO DE EDADE ,SERA QUE ESA DOR NA NUCA TEM AVER COM A OTITES REPETITIVA DELA?JA LEVE ELA A DIFERENTES MEDICOS E NAO DA NADA!!!!ELA ESTA SEMPRE BRINCANDO E TD ,E MESMO A SIM EU FICO PREOCUPADA!!!!!DESDE JA AGRADECO SUA AJUDA POIS EU MORO NO JAPAO E INFELIZMENTE A MEDICINA AQUI NO JAPAO NAO E MUITO BEM FALADA PELOS ESTRANGEROS QUE MORAMOS AQUI!!!!!!DESDE JA MUITO OBRIADA!!!!

~*Júh disse...

Noossa!! Que blog legal... sempre tenho duvidas em relação à saude do meu filho.. e nem sempre tem um pediatra tão perto assim. Inclusive, por ser mae de 1ª viagem, uma vez fui a um pediatra que disse que eu tenho que parar de me preocupar tanto.. Oo

Thiago Demathé disse...

Olá Silvia!
Como falei no post, muitas são as causas para dor na nuca.
Otites de repetição podem sim causar este sintoma. Mas nada substituiu uma avaliação minuciosa. Alterações musculares e ósseas também podem gerar desconforto. Uma simples alteração postural pode ser corrigida facilmente se diagnosticada do forma correta. Sugiro que você volte a insistir na investigação. Já procurou otorrino, ortopedista? E o pediatra?
Abraços.

Anônimo disse...

OLA SOU A SARA . Sinto a nuca muito mole e faz-me doer a cabeça o que sera ?

Thiago Demathé disse...

Olá Sara, boa tarde.
O diagnóstico de um problema de saúde é algo sério e exige muitos dados (incluindo o exame clínico) para que possamos chegar a uma conclusão. Dessa forma, é impossível fazer um diagnóstico à distância, sem a devida avaliação do paciente. Sugiro que você procure um médico de sua confiança para que ele conduza o seu problema de forma adequada. Talvez, um caminho seria uma boa avaliação ortopédica para descartar problemas ósteo-musculares (e até posturais), ok? Um abraço do tio.

Anônimo disse...

oii!
meu nome é Adriana estou com infecçã renal a 1 semana ,começou com :dor no estomago,foi para o abdome e agora na região dorsal
fui medicada com :buscopan ,profenid no SF 0,9% e a dor não passou ,e agora dói fortemente minha nuca ,foi feito EV ceftriaxona não melhorou ,está em uso :buscopan composto a 6\6 hrs e ciprofloxacino 12\12 hrs

Obs:tenho febre e calafrios ,quando a febre passa ,suor exessivo
resumindo quando não estou com febre ,estou com suor exessivo

antibiotico a 3 dias e nada de melhora
estou muitoo preoocupada !!
agradeço desde já
bjos !!

Anônimo disse...

me sinto um pouco mais tranquila pois meu filho de 5 anos esta reclamando de dor na nuca meu coração gelou quando ele me falou isso agora estou mais tranquila .obrigado !

Anônimo disse...

Olá... gostaria de saber se faringite causa dor na nuca.. Pois fui no medico e ele falou que estou com faringite... Estou com febre de 39 graus, dor de cabeca forte, tossinto, e com muita dor na nuca.. Ficarei muito agradecida se me responder..

Thiago Demathé disse...

Olá! Recebi uma mensagem, mas não sei por que ela não aprece aqui. Então estou colando e logo comento:
"Olá... gostaria de saber se faringite causa dor na nuca.. Pois fui no medico e ele falou que estou com faringite... Estou com febre de 39 graus, dor de cabeca forte, tossinto, e com muita dor na nuca.. Ficarei muito agradecida se me responder.. "
Causa sim... a faringite, por ser uma infecção localizada na garganta, pode causar dor na região posterior do pescoço. Além disso, a própria febre pode causar esta sensação de "peso" ou dor no pescoço. Abraço e obrigado pela visita!

CERVEJARIA &RESTAURANTE CASTANHOLA disse...

Tio, meu sobrinho tem sete anos, esta internado desde a ultima terca-feira, ele sente uma forte dor na nuca e cabeca, febre, vomito e falta de apetite, esta no soro e os medicos nao descobriram ainda o seu problema, ele vem dando crises onde a dor aumenta chora muito ,eu estou desesperada sem saber o q fazer, ja realizaram varios exames nele mas nao acham nada errado, ele esta isolado e na uti caso piore mas ou seja algo contagioso. Me ajuda pelo amor de Deus e me diz o que ele possa ter...